sábado, 2 de julho de 2011

“QUEM MERECE INCENSO É O POVO”

Bem vindo/a ao blog que homenageia os 80 anos de frei Carlos Mesters!

Desde meados no ano passado, o Conselho Nacional tem presente a celebração desta data. Não foi fácil chegar a esta proposta de um espaço participativo e interativo. Num primeiro momento pensamos no tradicional livro com artigos e depoimentos. Várias sugestões foram feitas, unindo entidades em que frei Carlos foi figura marcante.

O CEBI e a Província Carmelitana Santo Elias chegaram a pensar num esquema de livro e a esboçar uma lista de prováveis colaboradores e colaboradoras. Tudo em vão! Qualquer proposta esbarrava da firme e tenaz resistência do homenageado que se recusava a aprovar qualquer esquema de livro. Frei Carlos rejeita homenagens: “Se alguém merece incenso, este alguém é o povo!”

Até aceitaria um livro, desde que estivessem presentes as pessoas significativas em seus trabalhos na caminhada da Leitura Popular da Bíblia. Se fôssemos atender seus pedidos o livro teria mais de 300 colaboradores. E se cada pessoa escrevesse uma mensagem curta, o livro teria mais de mil páginas! Impossível!

Depois de muitas conversas e do apoio do homenageado, chegamos à conclusão em propor este blog. Sinta-se à vontade! Deixe aqui sua mensagem, seu testemunho, sua poesia, seu artigo. Se quiser, pode enviar também fotos e vídeos. Qualquer maneira que você mesmo/a resolver homenagear frei Carlos será muito bem vinda! Ele lerá e responderá, como ele mesmo diz, “na medida do possível”.

Tenha presente a frase com que frei Carlos desaprovava qualquer proposta de homenagem. Diante de idéias ele apenas dizia: “Se alguém merece incenso, este alguém é o povo!” Tenha certeza que na sua mensagem você estará homenageando o povo que se congrega em comunidades para ler, meditar e orar a partir das Escrituras.

Em nome do Conselho Nacional do CEBI, agradecemos seu carinho e sua mensagem a frei Carlos.

Francisco Orofino
Adeodata Maria dos Anjos
Edmilson Schinelo

21 comentários:

  1. Parabéns Frei Carlos Mesters, e muito obrigada pelo incenso.Muita saúde...
    Shalom
    Socorro Leal/DF

    ResponderExcluir
  2. Frei Carlos Mestre, estou caminhando com o Senhor desde 1972.Sempre admirei sua serenidade e paixão pela simplicidade. Por isto O Senhor é o anjo que o povo brasileiro acolhe e agradece. "O povo merece incenso".Se merecemos incenso o senhor merece o céu...com tudo o que tem direito...Parabens .
    Ir. Terezinha Lumbieri MSC

    ResponderExcluir
  3. Frei Carlos Mesters, Parabéns por tão significativa data. Me junto a esta ação de graças porque o sr. fez parte da minha vida, quando trouxe luz para a minha procura existencial. Era jovem e tinha os primeiros contatos com a Bíblia. Não entendia "reino dos céus", "reino de Deus", "economia da salvação", e assim por diante. Aos poucos tive contato com os seus livros e eles me trouxeram, didaticamente, a bíblia para o centro da minha vida. Agradeço-o muito por isso. Felicidades!
    Moacir Beggo

    ResponderExcluir
  4. Já dizia meu falecido avô aos 92 anos que eu iria viver 100 anos e não veria de tudo E realmente a acada dia eu me surpreendo com uma coisa nova e boa. Que maravilha esse blog onde poderemos curtir a presenta deste querido frei, a quem convido a vir a Vitória/ES e conhecer a minha coleçção de São Francisco, artesanal num volume de mais de 250 peças, e olha que eu sou pastor presbiteriano. Ninguém entende como um pastor popssa ter tal coleção. Eu sei o porque e isso me basta. Sou admirador de todos os livros do Frei Carlos Mesters e estudos bíblicos e se não tenho todos tenho a maioria.Felicidades à Igreja por ter um servo tão fiel e dedicado.

    ResponderExcluir
  5. "Setenta anos é o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles é fadiga inútil, pois passam depressa, e nós voamos" (Sl 90).

    Que o Deus da vida continue sendo reconhecido e anunciado através de sua vida.

    Parabéns, Carlos Mesters.

    José Luiz Negri, Nilópolis, Rio de Janerio.

    ResponderExcluir
  6. O seu desejo de trazer a Palavra de Deus para bem pertinho do Povo me encanta! Conhece-lo pessoal/te foi um presente que Deus me reservou! E é com gde alegria que participo desta homenagem , te-lo entre nós é uma benção, pois Jesus fica lindo na sua presença Frei Carlos! Parabéns!
    Vera Lúcia Cobra
    Jacareí-SP

    ResponderExcluir
  7. Frei Carlos, parabéns a Deus, que se derramando de amor sobre seu povo brasileiro e sobre a Igreja, nos presenteou com sua genuina pessoa. Feliz dia do seu nascimento.

    Sebastião Catequista - Caruaru-PE
    www.bibliaecatequese.com

    ResponderExcluir
  8. Por enquanto, para homenagear o mestre e amigo, durante muitos anos bom companheiro no grupo dos "Biblistas Mineiros" divulguei o blog Carlos Mesters 80 anos no Observatório Bíblico e no Twitter.

    Um abraço

    Airton José da Silva

    ResponderExcluir
  9. ESSE É O "O HOMEM" DA BÍBLIA, VERDADEIRAMENTE MUITO NOS ENSINOU E CONTINUA A ENSINAR. QUE BOM QUE DEUS NOS PRESENTEOU COM A TUA PRESENÇA EM NOSSO MEIO.
    QUE TODOS POSSAMOS BEBER SEMPRE DESSA ÁGUA QUE TU FAZ JORRAR PELA MENSAGEM DIVULGADA. FREI CARLOS É UMA MENSAGEM DO SENHOR.........

    ResponderExcluir
  10. Frei Carlos Mesters,
    Sou Pe. Aristóteles da Silva. Arquidiocese de Feira de Santana - BA, atualmente pároco da paróquia de Santo Estevão.Quando seminarista li: "Paraíso Terrestre" e comecei a admirá-lo pelo domínio de conhecimento que tens sobre a Palavra de Deus e sobretudo pela simplicidade e clareza com a transmite. Parabéns! Mais que incenso mereces reconhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Frei Carlos por uma vida vivida amorosamente junto ao povo, que Deus abençoe cada dia de sua trajetória mostrando esse Jesus companheiro de luta dos pobres. Feliz e abençoado dia de seu nascimento.

    ResponderExcluir
  12. "Quem merece incenso é o povo" Povo este que muto foi amparado pela tua maravilhosa presença. Que o povo seja homenageado em cada frase e mensagem que receberes. Que a paz de Cristo ressuscitado seja o teu melhor presente. Um abraço muito afetuoso de uma integrante do Cebi-Fronteira -Livramento- Rivera - Rio grande do sul

    ResponderExcluir
  13. PR. Neto, Frei Carlos que Deus, em nome de Jesus Continue Iluminando sua mente para continuar a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Frei carlos,Bendito o seus 80 anos de vida, bem
    vivido, a serviço de tanta gente através da bíblia
    com seu jeitos simples, sabedoria e profundidade.
    Agradeço a Deus pelas luzes que vc me transmiu e
    continua. Viva a vida. Com carinho, lemos.

    ResponderExcluir
  16. Abençoado o ventre que te acolheu e os seios
    Que amamentaram frei Carlos
    Temos muito ainda a aprender com o senhor
    80 Anos de vida bem vividos
    Muita saude longevidade e sapiência
    Esses são os votos e desejos de toda minha família
    Neto(do Cebi Mossoró)

    ResponderExcluir
  17. Fr. Carlos Mesters - "nosso" caro MESTRE e AMIGO!
    Desde que o conheci o sinto como alguém que realmente ama o povo e dedica sua vida a colocar a Palavra de Deus nas mãos e no coração da gente. Com seu jeito terno e fraterno comunica um olhar especial para com as páginas da Bíblia e a história do povo de Deus de ontem e de hoje. Admiro sua grande habilidade em ser fiel ao acadêmico e traduzir em uma linguagem compreensível ao público que tem diante de si com seu método - tão seu - de misturar a vida com a fé e a fé com a vida, síntese da convivência com o povo, com a vivência da fé e a apreensão do estudado: tripé que o faz ver "entre linhas" e "Por trás das Palavras" a mensagem escondida e revelada no texto bíblico. Está é a experiência que faço nos muitos textos seus que leio e nos preciosos encontros que tive com o senhor; entre estes, preciosos encontros, nunca vou esquecer o nosso Curso de Capacitação em Cacheira do Campo MG. Junho 1991. Quando do Sr. recebi o nome indígena de Tupaciguara,(Deus é minha mãe) e o incentivo para estudar e para nunca me afastar do povo. Dois conselhos preciosos que recebi e procuro viver; e tenho sempre presente cada dia ao abrir a minha Bíblia.
    Agradeço a Deus pela sua vida. Presente que Ele nos deu. Obrigada por cuidar bem dela e partilhar com nosso povo os muitos dons recebidos, cultivados e frutificados no decorrer destes seus preciosos anos e próximos. Is 65,20.
    DEUS O ABENÇOE E PROTEJA SEMPRE.
    PARABÉNS FR. CARLOS!
    COM O POVO CULTIVAREMOS
    AS MUITAS SEMENTES LANÇADAS.

    Meu fraterno abraço,
    Ir. Izaura S. Cordeiro cf.
    Feira de Santana BA.

    ResponderExcluir
  18. Frei Carlos Mesters. Mestre, amigo e compadre. Parabéns pelos 80 anos de vida e boa parte deles dedicados a ler a Bíblia com o povo. Eu, Eliana, Ana Clara (sua afilhada) e João Pedro (afilhado por tabela), enviamos nossos abraços e orações para que continues sempre um grande mestre a semear a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  19. Conheci Carlos Mesters pelos livros. Entre 1980 e 1985, minha adolescência e início da juventude. Se sei algo da Bíblia e de Deus, devo a ele. Ler a Bíblia e escutar a Palavra de Deus no cotidiano popular nunca mais me permitiu ouvir pregadores falando uma linguagem diferente. Deus "embiblado" perdeu o sentido. Deus tem que ser entendido à luz do povo, de suas manifestações alegres e de sua condição oprimida, analfabeta mas não incapaz de discernir a justiça. Meu livro favorito de Carlos Mesters é Paraíso terrestre: Saudade ou esperança, em quer o autor nos leva a refletir sobre o Gênesis como um projeto de Deus a ser construído pelos seres humanos e não como um presente perdido por uma falha humana. Obrigado Carlos Mesters por fazer da minha adolescência e juventude uma busca pela construção do Paraíso, promessa de Deus.

    ResponderExcluir
  20. How to earn one million in the most short time by wholesale-dress.net

    يجعلهذااللباسبلديالشتاءالدافئةكالربيع

    ملابستجعلكتشعربأنكأصغرسنا,وأكثرجاذبية,وأكثرجمالا
    الخصر قابل للتعديل

    ResponderExcluir