terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sobre o uso do nome de Deus, Javé - Frei Carlos Mesters

O nome de batismo de Carlos Mesters é Jacobus. Diferente, não?! Carlos sempre soou muito mais carinhoso entre nós.
Com que nome devemos chamar ao Deus do Êxodo? Diante das controvérsias sobre o uso do nome de Javé, Frei Carlos Mesters fez a seguinte reflexão numa carta de resposta ao amigo Ildo.


Caro amigo Ildo,
Obrigado pela sua carta em que comunicou a resposta a respeito do uso do nome de Deus Javé. Gostei muito da sua resposta. De fato, o nome de uma pessoa é coisa do coração. Uma coisa é o uso oficial do nome, outra, o uso do nome no dia-a-dia da convivência.
Na minha carteira de residência permanente no Brasil está escrito que meu nome é Jacobus, mas para você sou Carlos. Se alguém me chama Jacobus, eu já sei que a pessoa que me chama assim é um estranho que não me conhece e não é amigo.
Assim também é com o nome de Deus. Seu nome oficial, escrito na carteira dele pelas autoridades que a emitiram, é SENHOR. Mas no dia-a-dia da convivência, os amigos, as filhas, os filhos, os familiares o chamam de Javé ou Yahweh, ou o carinhoso "Nosso Senhor". Foi Deus mesmo quem pediu para a gente chamá-lo assim quando ele disse: “Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração” (cf. Ex 3,13-15).
Não sei se Ele concordou com a mudança para Adonai, Kyrios, Dominus, Senhor. Ele nunca se manifestou sobre isto.
Sei que Jesus gostava de chamá-lo de Abba, Papai, e as autoridades da época não gostaram muito. Diziam que Jesus não era de Deus (João 9,16), e o mataram.
Por motivo de ecumenismo com os nossos irmãos judeus, eu concordo plenamente com você e acho importante a gente usar o nome oficial da carteira de Deus nas solenidades oficiais.
Mas ninguém vai me impedir de chamá-lo pelo nome que ele mesmo pediu para a gente chamá-lo.
Nome é muito mais do que um conjunto de letras. Na terceira Lamentação (de Jeremias), é o nome YAHWEH que, de repente, acende uma luzinha na escuridão da noite da fé do povo e lhe devolve a esperança, a alegria e a fé (Lm 3,18), mudando  por completo o rumo da lamentação. Nome é a pessoa, ela mesma, vivida, amada, interiorizada. No fundo, o nome da pessoa amada é o outro lado da gente mesma, não acha?”
Ildo, um grande abraço para você, para Rosângela, para Tiago e Lucas, para Edmilson e todos e todas que trabalham no CEBI. Tudo de bom.
Frei Carlos

4 comentários:

  1. .How to earn one million in the most short time by wholesale-dress.net

    جميع أحذية عالية الكعب
    تأتي فقط على موقعنا على شبكة الإنترنت، هذا بدلة أنيقة لك، لا تقلق حول الملابس المستوردة باهظة الثمن، ونحن الأرخص في العالم موقع ويب، أرخص مما كنت أكل الغداء

    ResponderExcluir
  2. How to earn one million in the most short time by wholesale-dress.net
    هل تريد حقيبة أنيقة لظيفة؟
    كل حقيبة يد الموضة
    تحديد حقائب الموضة كل امرأة جمي

    ResponderExcluir
  3. How to earn one million in the most short time by wholesale-dress.net
    لديناالصنعةالجميلةمجوهرات,ذاتجودةعالية,كانيتاجربعيداأفضلخيار
    كل فستان الدانتيل الأسود

    ResponderExcluir
  4. How to earn one million in the most short time by wholesale-dress.net

    لديناالصنعةالجميلةمجوهرات,ذاتجودةعالية,كانيتاجربعيداأفضلخيار

    النمساوي قلادة الكريستال

    ResponderExcluir