Desde meados no ano passado, o Conselho Nacional tem presente a celebração desta data. Não foi fácil chegar a esta proposta de um espaço participativo e interativo. Num primeiro momento pensamos no tradicional livro com artigos e depoimentos. Várias sugestões foram feitas, unindo entidades em que frei Carlos foi figura marcante.
O CEBI e a Província Carmelitana Santo Elias chegaram a pensar num esquema de livro e a esboçar uma lista de prováveis colaboradores e colaboradoras. Tudo em vão! Qualquer proposta esbarrava da firme e tenaz resistência do homenageado que se recusava a aprovar qualquer esquema de livro. Frei Carlos rejeita homenagens: “Se alguém merece incenso, este alguém é o povo!”
Até aceitaria um livro, desde que estivessem presentes as pessoas significativas em seus trabalhos na caminhada da Leitura Popular da Bíblia. Se fôssemos atender seus pedidos o livro teria mais de 300 colaboradores. E se cada pessoa escrevesse uma mensagem curta, o livro teria mais de mil páginas! Impossível!
Depois de muitas conversas e do apoio do homenageado, chegamos à conclusão em propor este blog. Sinta-se à vontade! Deixe aqui sua mensagem, seu testemunho, sua poesia, seu artigo. Se quiser, pode enviar também fotos e vídeos. Qualquer maneira que você mesmo/a resolver homenagear frei Carlos será muito bem vinda! Ele lerá e responderá, como ele mesmo diz, “na medida do possível”.
Tenha presente a frase com que frei Carlos desaprovava qualquer proposta de homenagem. Diante de idéias ele apenas dizia: “Se alguém merece incenso, este alguém é o povo!” Tenha certeza que na sua mensagem você estará homenageando o povo que se congrega em comunidades para ler, meditar e orar a partir das Escrituras.
Em nome do Conselho Nacional do CEBI, agradecemos seu carinho e sua mensagem a frei Carlos.
Francisco Orofino
Adeodata Maria dos Anjos
Edmilson Schinelo